quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Medo de envelhecer.



Hoje quando vinha da universidade, no ônibus não pude deixar de escutar a conversa de duas jovens sentadas à minha frente, elas falavam pejorativamente e riam dos cabelos brancos de um certo “tiozinho” que pedira informação a uma delas. Nesse momento lembrei do mal que aflige esse mundo vaidoso: O medo de envelhecer.

Antigamente velhice era sinal de experiência e sabedoria e hoje? Hoje velhice é sinal de invalidez.

A medicina e o mercado cosmético lucram anualmente uma bolada graças à busca desenfreada pela juventude eterna. São cremes antirrugas, tinturas para esconder os fios grisalhos, botox, cirurgias plásticas entre outros procedimentos que ajudam a retardar os efeitos do avanço da idade.
Sou sincera e assumo: essa tendência me assusta! As pessoas não querem mais envelhecer...Algumas perguntas ecoam nos meus pensamentos e não querem calar é: “Porquê? Qual o problema que existe em envelhecer?Estamos confundindo experiência com fim da beleza?”

Claro que todos nós temos um pouco de receio de envelhecer e perdermos a vitalidade. O que não podemos é deixar esse medo nos dominar .

Envelhecer é natural e sendo natural é perfeito. Hoje sou jovem, e já carrego comigo os sinais do tempo que me cabem. Daqui uns 20, 30 anos será o tempo de ter minhas rugas, quero ser aquele tipo de “coroa” que usa lenços, bijus, chapéu e não precisa de quilos de botox pra ser feliz. A beleza não está apenas na carcaça, o belo vai muito além de uma marca de expressão no rosto.



Não tenha medo de envelhecer!

3 comentários:

  1. Concordo com você que existam muitas pessoas que tenham medo de envelhecer, criar cabelos brancos, rugas, medo de perder a beleza, e remeter isto a vitalidade. Digo lhes que tenho medo tb de envelhecer, mas nao seria devido a este medo de perder a beleza, claro que quando chegar os cabelos brancos etc, acho que iriamos querer pintar nosso cabelo, mas o medo de envelhecer, por minha parte, é mais o medo das responsabilidades futuras, das decisões futuras, de perder nosso pilar- nossos pais, mesmo que isso seja algo natural.

    P.S.:Ah que bom falar que alguma coisa é natural , tb depois daquela palestra que tudo é social, social e social é melhor acreditar nas coisas naturais da vida.

    ResponderExcluir
  2. Olho homens e mulheres plástificados por cirurgia e, na maioria dos casos, não vejo outra coisa senão deformação, artificialidade.

    Meus primeiros cabelos brancos já povoam minha cabeça e vão me acompanhar para o resto da vida. Entendo o desejo de se manter jovem, mas é impossível lutar contra o tempo. Podemos ganhar alguma sobrevida, mas é só.

    Mas há algo nessas garotas que transcendem à questão da beleza eterna. Nelas, sobram deboches e faltam respeito e, porque não dizer, reverência ao tempo travestido em forma de um homem idoso.

    Dimas Lins

    ResponderExcluir
  3. Após um texto sensivelmente crítico:

    "Estamos confundindo experiência com fim da beleza?”

    ... Fica a questão, de forma doce e afiada.

    ResponderExcluir